20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Bom,
Como todo mundo sabe, hoje é dia do amigo e eu não podia deixar de falar aqui sobre os meus. Ja escrevi sobre como ser amigo, o que um amigo significa na vida de alguém.
Mas hoje decidi falar sobre os meus. as minhas joinhas raras , que fazem parte da minha a muito tempo, que sei que posso contar a qualquer hora sempre. E eles sabem que mesmo longe, mesmo que em algum momento das nossas vidas não podemos estar juntos, estamos ligados pelo coração... e é isso o que importa.
Eles...
Cada um com sua personalidade, cada um com suas manias, com suas crenças, com suas diferenças, ideias, planos, sonhos, ideais, pensamentos, histórias, defeitos, escolhas, caminhos.
Diferentes, únicos, insuperaveis, inatingiveis, batalhadores, criativos, Nerd's, músicos, bagunceiros, centrados, companheiros.. essenciais na minha vida.
Alguns heróis de guerra, outros coadjuvantes de bagunça, noitadas, histórias hilárias, discussão sobre polemicas do mundo, sobre a melhor música.
Conselheiros, ouvintes, horientadores, companheiros de luta.
Peças que compoem a minha vida.
...

Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.
Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contruído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestadeou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.
Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.
Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.
Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.
Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.
Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.
Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém

(Martha Medeiros)





2 comentários:

Rafael disse...

Ó fico legal hemmm ... Parabéns !!!!

Anônimo disse...

Amizade requer mais que tempos bons. Amizade requer construção, reforma, começos e recomeços amigo nunca é algo completo, algo dado amigo é sempre uma construçãode nós mesmos afinal o verdadeiro amigo também nunca estará pronto sempre estará em construção...